Você está aqui: Início / Sobre este guia / Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Mais Frequentes

Como é que defino os Controlos Parentais?

Segundo a Ofcom, cerca de dois em cada cinco pais de crianças entre 5 e 15 anos dizem ter activado controlos de internet ou software de filtragem de conteúdos e um em cada três agregados familiares com televisão multi-canal activaram controlos de acesso na TV.

Muitos dos principais sistemas operativos e operadores de internet, redes móveis, jogos e TV disponibilizam Controlos Parentais ou de acesso incorporados para proteger os jovens utilizadores de conteúdo impróprio ou potencialmente nocivo. Poderá obter informações sobre eles nos seus sítios ou contactando os respectivos Serviços de Assistência ao Cliente.

Caso não os disponibilizem, pode instalar no seu computador Controlos Parentais, como software Net Nanny (software de filtragem de conteúdos).

Escolher os Controlos Parentais adequados pode ser confuso, por isso vá ao sítio GetNetWise e veja o que os outros pais estão a dizer sobre isto no Mumsnet.

A Ofcom também disponibiliza informações úteis sobre Controlos Parentais para a internet e a TV interactiva.

O sítio Savvy Citizens website, criado pelo BCS – The Chartered Institute for IT (instituto dedicado às tecnologias da informação), contém um artigo sobre Controlos Parentais que lhe pode ser útil.

Como é que posso saber se um sítio ou dispositivo é adequado à idade dos meus filhos?

Isto é frequentemente uma escolha pessoal sua pois, como pai, sabe qual a maturidade dos seus filhos e quais os limites que tem de impor. No entanto, para o ajudar, muitos dos principais operadores de internet, redes móveis, jogos e redes sociais estabelecem uma idade mínima quer para a utilização da totalidade dos seus serviços (por exemplo, tem de ter pelo menos 13 anos para utilizar o Facebook) quer para secções dos serviços (por exemplo, os conteúdos para maiores de 18 anos são bloqueados pela Vodafone em telemóveis de menores).

Porque é ilegal descarregar música de alguns sítios e não de outros?

Muitos sítios, tais como o iTunes, disponibilizam serviços de descarregamento de música legais, que asseguram que o pagamento de direitos de utilização (“royalties”) é entregue aos músicos e a outras entidades relevantes. Infelizmente, há também vários sítios e programas de software, tais como as redes peer-to-peer, que disponibilizam gratuitamente conteúdos musicais sem a autorização dos criadores e sem os recompensar – se descarregar conteúdo sem licença para tal, está a infringir a lei.

Como é que crio um perfil numa rede social?

Vá ao sítio de uma rede social como o Facebook e pode registar-se gratuitamente. Ser-lhe-ão pedidas informações pessoais, como o seu nome, endereço de e-mail e data de nascimento. Poderá então criar uma página que contenha informação sobre os seus passatempos e interesses e fotografias e vídeos, se assim o desejar, e poderá definir listas de contactos ou “amigos”. Se tiver alguma dúvida, consulte a secção de “Ajuda” no sítio da rede social.

Como é que escolho um telemóvel para os meus filhos?

Há tantos equipamentos e tarifários que pode ser difícil escolher. Esta lista elaborada pela instituição de caridade para crianças Childnet é um ponto de partida que lhe pode ser útil. Fale também com o seu operador de redes móveis – poderá dar-lhe indicações acerca do que é mais adequado para os seus filhos.

Já tentei enviar por e-mail um artigo do Guia para os Pais a um amigo, mas não funcionou – o que posso fazer?

Se gostaria de utilizar o nosso botão “enviar esta página por e-mail” para encaminhar um artigo a alguém que conheça, deve pré-definir uma aplicação de e-mail (por exemplo, o Outlook) no seu computador. Se não tiver uma aplicação de e-mail pré-definida, e preferir enviar o artigo por e-mail a partir de um endereço de e-mail do seu trabalho ou de uma conta de webmail (por exemplo, do Hotmail ou da Yahoo), pode copiar o URL (endereço) específico da página e colá-lo no seu e-mail.

Que idade têm os seus filhos?

O que precisa para começar

  • 5-7 anos

    A tecnologia faz parte da vida dos seus filhos antes de iniciarem o ensino primário. Provavelmente utilizam o computador, a internet e a televisão interactiva por divertimento, para ver programas no canal de televisão e no website CBeebies ou para a participar nas salas de conversação do "Club Penguin"... no entanto, necessitam ainda da orientação e supervisão de adultos.

  • 8-11 anos

    Se tiver filhos com 8 a 11 anos de idade, a sua casa está provavelmente repleta de tecnologia: a PlayStation, a Nintendo, o iPod… a lista continua. De facto, estudos mostram que crianças entre os 8 e os 11 anos de idade no Reino Unido têm em média quatro equipamentos no seu quarto.

    Esta idade é decisiva para os jovens adoptarem novas tecnologias e desenvolver as suas capacidades na área das tecnologias da informação, tanto em casa como na escola… e é também uma altura decisiva para você assumir o controlo quando eles começam a explorar o mundo digital, bem como o mundo real.

  • 12-14 anos

    Frequentam o ensino básico e estão a crescer rapidamente. É uma altura de mudança e o seu mundo digital pode parecer-lhes tão importante como o mundo real. Podem passar a noite no Bebo, no Facebook ou no MySpace, a ver vídeos no YouTube e a carregar os seus próprios vídeos para outros os verem; ou a pesquisar para os trabalhos de casa.

    Com certeza pretende estimular as suas capacidades em termos de tecnologia e socialização, portanto é útil perceber o que eles fazem com a tecnologia e envolver-se também com ela.

  • +15 anos

    Na adolescência, os seus filhos tendem a pensar que percebem muito de tecnologia e que são capazes de lidar com tudo aquilo com que se deparam no mundo digital. Provavelmente assiste com espanto à forma como intercalam a conversa com os amigos no Facebook , como actualizam o perfil no Twitter, como jogam com alguém do outro lado do mundo na consola ou como transferem músicas para o telemóvel.

    Tudo representa divertimento. Porém, à medida que ficam mais velhos, aquilo de que você necessita para lidar com o mundo digital dos seus filhos torna-se ainda mais desafiante. Em vez de os deixar, precisa, de facto, de continuar a comunicar com eles.

Teste os seus conhecimentos

O utilizador médio do Facebook tem 130 amigos no seu perfil

Faça o nosso teste para ficar a saber em que medida compreende as novas tecnologias. É rápido e fácil e irá ajudá-lo a decidir quais as partes do website que irá visitar.