Jogos de apostas

O que é que preciso de saber sobre jogos de apostas em relação ao mundo digital dos meus filhos?

Muitas crianças e adolescentes gostam de jogar jogos na internet, mas também se poderão deparar com sítios de jogos de apostas quando estão online. Poderão clicar em faixas de publicidade ou numa janela pop-up acidentalmente ou procurar um sítio de jogos de apostas movidos pela curiosidade.

Os jogos de apostas incluem póquer, casinos, apostas em desportos e bingo. Este tipo de sítios geralmente exigem um cartão de crédito mas, em alguns casos, aceitam cartões de débito, que podem ser utilizados por crianças muito jovens.

Os jovens com menos de 18 anos podem não se aperceber de que é ilegal fazerem apostas ou de que poderão perder montantes de dinheiro elevados.

Reconhecendo os potenciais riscos, a indústria dos jogos de apostas do Reino Unido tomou medidas para combater a participação de menores em jogos de apostas. De acordo com o Acto sobre Jogos de Apostas de 2005, os sítios de jogos de apostas do Reino Unido têm de implementar procedimentos de verificação da idade e identidade, para que possam bloquear o acesso a utilizadores menores que se tentem registar.

Contudo, algumas pessoas argumentam que é possível contornar esta verificação de idade e identidade, e receiam que sítios de jogos de apostas de outros países não tenham implementado os mesmos processos de verificação.

Portanto, é importante que fale com os seus filhos sobre os potenciais perigos dos jogos de apostas online.

  • Defina Controlos Parentais no computador da sua família para impedir que os seus filhos acedam a sítios de jogos de apostas; no entanto, lembre-se de que podem não ser 100% eficazes e que não substituem a supervisão parental
  • Explique-lhes a diferença entre jogos e jogos de apostas e lembre aos seus filhos que a participação em jogos de apostas é ilegal para menores de 18 anos no Reino Unido
  • Incentive-os a serem honestos sobre a idade quando se registam em qualquer sítio – os limites mínimos de idade são estabelecidos para proteger os jovens quando estão online
  • Os jogos de apostas exigem frequentemente um cartão de crédito, por isso mantenha o seu em segurança – se os seus filhos lhe pedirem para pagar alguma coisa na internet, faça-o você mesmo, não se limite a emprestar-lhes o seu cartão
  • Não se esqueça de que se os seus filhos utilizarem o seu cartão de crédito para jogos de apostas online, não estão só a infringir a lei – poderão estar a acumular montantes elevados de dívidas e a afectar a sua notação de crédito (e a deles) no futuro
  • Explique-lhes que os jogos de apostas online podem ser viciantes, uma vez que podem ser jogados durante longos períodos de tempo
  • Fale com os pais dos amigos dos seus filhos para verificar se estão a ter as mesmas precauções em relação aos jogos de apostas online

Onde me posso dirigir para obter mais informação e apoio?

  • Para mais informações sobre os jogos de apostas e a lei do Reino Unido, vá ao sítio da Comissão para os Jogos de Apostas
  • A Gamcare disponibiliza indicações e apoio a pessoas do Reino Unido com problemas relacionados com jogos de apostas
  • Obtenha indicações e fale com outros pais no sítio Mumsnet
  • A linha de ajuda permanente da Parentline disponibiliza orientações sobre uma vasta gama de questões parentais

Perguntas frequentes relacionadas com este artigo

Saiba mais sobre Controlos Parentais

Que idade têm os seus filhos?

O que precisa para começar

  • 5-7 anos

    A tecnologia faz parte da vida dos seus filhos antes de iniciarem o ensino primário. Provavelmente utilizam o computador, a internet e a televisão interactiva por divertimento, para ver programas no canal de televisão e no website CBeebies ou para a participar nas salas de conversação do "Club Penguin"... no entanto, necessitam ainda da orientação e supervisão de adultos.

  • 8-11 anos

    Se tiver filhos com 8 a 11 anos de idade, a sua casa está provavelmente repleta de tecnologia: a PlayStation, a Nintendo, o iPod… a lista continua. De facto, estudos mostram que crianças entre os 8 e os 11 anos de idade no Reino Unido têm em média quatro equipamentos no seu quarto.

    Esta idade é decisiva para os jovens adoptarem novas tecnologias e desenvolver as suas capacidades na área das tecnologias da informação, tanto em casa como na escola… e é também uma altura decisiva para você assumir o controlo quando eles começam a explorar o mundo digital, bem como o mundo real.

  • 12-14 anos

    Frequentam o ensino básico e estão a crescer rapidamente. É uma altura de mudança e o seu mundo digital pode parecer-lhes tão importante como o mundo real. Podem passar a noite no Bebo, no Facebook ou no MySpace, a ver vídeos no YouTube e a carregar os seus próprios vídeos para outros os verem; ou a pesquisar para os trabalhos de casa.

    Com certeza pretende estimular as suas capacidades em termos de tecnologia e socialização, portanto é útil perceber o que eles fazem com a tecnologia e envolver-se também com ela.

  • +15 anos

    Na adolescência, os seus filhos tendem a pensar que percebem muito de tecnologia e que são capazes de lidar com tudo aquilo com que se deparam no mundo digital. Provavelmente assiste com espanto à forma como intercalam a conversa com os amigos no Facebook , como actualizam o perfil no Twitter, como jogam com alguém do outro lado do mundo na consola ou como transferem músicas para o telemóvel.

    Tudo representa divertimento. Porém, à medida que ficam mais velhos, aquilo de que você necessita para lidar com o mundo digital dos seus filhos torna-se ainda mais desafiante. Em vez de os deixar, precisa, de facto, de continuar a comunicar com eles.

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