Você está aqui: Início / Compreender a tecnologia / Telefonia pela Internet

Telefonia pela Internet

O que é a telefonia pela Internet?

A telefonia pela Internet (também conhecida por Voice over Internet Protocol ou VoIP) é um pedaço de software que permite efectuar chamadas de voz e mensagens instantâneas através da Internet.

Se tem acesso à banda larga, pode utilizar este serviço para efectuar chamadas com custo reduzido (por vezes gratuitas) para outros utilizadores do mesmo software, linhas fixas e telemóveis em todo o mundo.

Milhões de pessoas já utilizam a telefonia pela Internet/VoIP por razões pessoais (por exemplo, para se manter em contacto com amigos e familiares residentes no estrangeiro) e por motivos empresariais (por exemplo, para realizar chamadas de conferência com membros de equipas em locais diferentes).

Os serviços mais populares do VoIP incluem o Jajah, o Skype, o Truphone e o Vonage.

O VoIP pode ou não funcionar quando é utilizado um telemóvel, pois tal depende do tarifário que possui e da qualidade da rede.

O que preciso de saber sobre este assunto?

Se o seu filho ou filha utiliza o serviço VoIP para contactar com pessoas que conhece, você deve estar consciente de que é provável que o perfil deles no VoIP contenha detalhes pessoais que qualquer pessoa pode ver – tal pode fazer com que possam ser contactados por estranhos.

Para além disso, as ferramentas do VoIP irão mostrar o estado dos seus filhos de modo a que as outras pessoas saibam que está online.

O VoIP pode ser útil para a sua família, por isso vale a pena saber como pode proteger a privacidade de todos e torná-lo mais seguro; para o ajudar nesta tarefa pode utilizar ferramentas integradas.

  • Como o VoIP é executado através da sua linha de banda larga, certifique-se de que tem instalado o software anti-vírus, anti-spyware e firewall mais actualizados
  • Estabeleça algumas regras relativamente à forma como o seu filho ou filha utiliza o VoIP, por exemplo quem podem contactar, quando e durante quanto tempo
  • Se o seu filho quiser aceder a um serviço VoIP a partir do telemóvel, verifique com a operadora móvel se tal é possível para menores de 18 anos
  • Incentive o seu filho a utilizar uma palavra-passe segura no seu serviço VoIP (uma combinação de caracteres, números e símbolos) e a não a partilhar com mais ninguém
  • Verifique e estabeleça os níveis de privacidade do VoIP dos seus filhos (por exemplo, na secção “Ferramentas” do serviço VoIP); habitualmente, o software permite efectuar chamadas e conversas de qualquer pessoa ou apenas de pessoas que você ou eles conhecem (recomenda-se a última para utilizadores mais jovens)
  • Sugira que os seus filhos não preenchem a totalidade do perfil público no VoIP (por exemplo data de nascimento e números de telefone) a fim de os ajudar a proteger a sua identidade
  • Fale com o seu filho ou filha acerca dos potenciais riscos de comunicar online com estranhos
  • Procure e instale software adicional que melhore a segurança da aplicação VoIP que utilizam (por exemplo, transfira um programa como o Skypito, uma solução de conversação na Internet segura para os mais jovens desenvolvida em cooperação com o Skype)
  • Leia os nossos artigos sobre cyberbullying e aliciamento online

Onde me posso dirigir para obter mais informação e apoio?

  • Visite as páginas de segurança da aplicação VoIP que o seu filho utiliza, o Skype’s safety advice pode ser encontrado online, por exemplo
  • Get Safe Online oferece informações sobre telefonia pela Internet

Que idade têm os seus filhos?

O que precisa para começar

  • 5-7 anos

    A tecnologia faz parte da vida dos seus filhos antes de iniciarem o ensino primário. Provavelmente utilizam o computador, a internet e a televisão interactiva por divertimento, para ver programas no canal de televisão e no website CBeebies ou para a participar nas salas de conversação do "Club Penguin"... no entanto, necessitam ainda da orientação e supervisão de adultos.

  • 8-11 anos

    Se tiver filhos com 8 a 11 anos de idade, a sua casa está provavelmente repleta de tecnologia: a PlayStation, a Nintendo, o iPod… a lista continua. De facto, estudos mostram que crianças entre os 8 e os 11 anos de idade no Reino Unido têm em média quatro equipamentos no seu quarto.

    Esta idade é decisiva para os jovens adoptarem novas tecnologias e desenvolver as suas capacidades na área das tecnologias da informação, tanto em casa como na escola… e é também uma altura decisiva para você assumir o controlo quando eles começam a explorar o mundo digital, bem como o mundo real.

  • 12-14 anos

    Frequentam o ensino básico e estão a crescer rapidamente. É uma altura de mudança e o seu mundo digital pode parecer-lhes tão importante como o mundo real. Podem passar a noite no Bebo, no Facebook ou no MySpace, a ver vídeos no YouTube e a carregar os seus próprios vídeos para outros os verem; ou a pesquisar para os trabalhos de casa.

    Com certeza pretende estimular as suas capacidades em termos de tecnologia e socialização, portanto é útil perceber o que eles fazem com a tecnologia e envolver-se também com ela.

  • +15 anos

    Na adolescência, os seus filhos tendem a pensar que percebem muito de tecnologia e que são capazes de lidar com tudo aquilo com que se deparam no mundo digital. Provavelmente assiste com espanto à forma como intercalam a conversa com os amigos no Facebook , como actualizam o perfil no Twitter, como jogam com alguém do outro lado do mundo na consola ou como transferem músicas para o telemóvel.

    Tudo representa divertimento. Porém, à medida que ficam mais velhos, aquilo de que você necessita para lidar com o mundo digital dos seus filhos torna-se ainda mais desafiante. Em vez de os deixar, precisa, de facto, de continuar a comunicar com eles.

Teste os seus conhecimentos

O utilizador médio do Facebook tem 130 amigos no seu perfil

Faça o nosso teste para ficar a saber em que medida compreende as novas tecnologias. É rápido e fácil e irá ajudá-lo a decidir quais as partes do website que irá visitar.