Mensagens de Texto

O que é que preciso de saber sobre as mensagens de texto?

As mensagens de texto são breves mensagens escritas que são enviadas através dos telemóveis (Fonte: Wikipedia). Este tipo de mensagens baseadas em texto são enviadas utilizando o Short Message Service (SMS), enquanto as mensagens com vídeo e som são enviadas através do Multimedia Messaging Service (MMS).

As mensagens de texto são enviadas entre indivíduos e algumas empresas utilizam-nas para informar as pessoas sobre os seus produtos e serviços e para incentivar a interacção (por exemplo, votar numa competição).

Ao longo da última década, o envio de mensagens de texto tornou-se num meio de contacto com grande adesão.

Os jovens, em particular, adoram enviar mensagens de texto, uma vez que o podem fazer em qualquer lugar e a qualquer hora – em casa, no carro, no autocarro, numa loja, na casa de um amigo. Além disso, sabem o preço de cada mensagem ou podem tirar partido do envio gratuito de mensagens incluído em alguns pacotes mensais.

E, porque as teclas dos telemóveis são muito pequenas e as pessoas querem enviar mensagens de texto muito rapidamente e utilizar os 160 caracteres da forma mais eficiente, até foi criada uma nova linguagem escrita abreviada.

Sabia que?

  • Segundo a Mobile Data Association, foram enviadas quase 97 mil milhões de mensagens de texto no Reino Unido em 2009, o que corresponde a 11 milhões por hora. Só no dia de Natal, foram enviadas 4,5 milhões de mensagens de imagem (MMS)*

O envio de mensagens de texto tem muitas vantagens, tais como a manutenção de contacto com a sua família quando se encontra distante, mas é necessário que você e os seus filhos estejam cientes de algumas das potenciais desvantagens:

  • Os seus filhos podem receber mensagens que os perturbem ou irritem de estranhos ou de pessoas conhecidas… ou podem enviar mensagens impróprias a outras pessoas
  • Podem receber mensagens não solicitadas de empresas a vender produtos e serviços
  • Se enviarem mensagens para um serviço de valor acrescentado (como a linha de uma competição) ou a partir de outros países, podem ter de pagar facturas de valor elevado
  • Pode estar preocupado com os efeitos da utilização de um telemóvel na saúde dos seus filhos ou com a possibilidade de ser roubado ou de a sua utilização levar a acidentes
  • Podem desrespeitar as regras da escola ao utilizar o telemóvel durante as aulas ou até tentar fazer batota num teste enviando mensagens a pedir ajuda

Onde me posso dirigir para obter mais informação e apoio?

  • Pode encontrar mais indicações sobre utilização segura dos telemóveis no sítio Childline
  • Visite o sítio Text.It website, da Mobile Data Association, para mais informações sobre mensagens de imagem e de texto e sobre a internet móvel

Que idade têm os seus filhos?

O que precisa para começar

  • 5-7 anos

    A tecnologia faz parte da vida dos seus filhos antes de iniciarem o ensino primário. Provavelmente utilizam o computador, a internet e a televisão interactiva por divertimento, para ver programas no canal de televisão e no website CBeebies ou para a participar nas salas de conversação do "Club Penguin"... no entanto, necessitam ainda da orientação e supervisão de adultos.

  • 8-11 anos

    Se tiver filhos com 8 a 11 anos de idade, a sua casa está provavelmente repleta de tecnologia: a PlayStation, a Nintendo, o iPod… a lista continua. De facto, estudos mostram que crianças entre os 8 e os 11 anos de idade no Reino Unido têm em média quatro equipamentos no seu quarto.

    Esta idade é decisiva para os jovens adoptarem novas tecnologias e desenvolver as suas capacidades na área das tecnologias da informação, tanto em casa como na escola… e é também uma altura decisiva para você assumir o controlo quando eles começam a explorar o mundo digital, bem como o mundo real.

  • 12-14 anos

    Frequentam o ensino básico e estão a crescer rapidamente. É uma altura de mudança e o seu mundo digital pode parecer-lhes tão importante como o mundo real. Podem passar a noite no Bebo, no Facebook ou no MySpace, a ver vídeos no YouTube e a carregar os seus próprios vídeos para outros os verem; ou a pesquisar para os trabalhos de casa.

    Com certeza pretende estimular as suas capacidades em termos de tecnologia e socialização, portanto é útil perceber o que eles fazem com a tecnologia e envolver-se também com ela.

  • +15 anos

    Na adolescência, os seus filhos tendem a pensar que percebem muito de tecnologia e que são capazes de lidar com tudo aquilo com que se deparam no mundo digital. Provavelmente assiste com espanto à forma como intercalam a conversa com os amigos no Facebook , como actualizam o perfil no Twitter, como jogam com alguém do outro lado do mundo na consola ou como transferem músicas para o telemóvel.

    Tudo representa divertimento. Porém, à medida que ficam mais velhos, aquilo de que você necessita para lidar com o mundo digital dos seus filhos torna-se ainda mais desafiante. Em vez de os deixar, precisa, de facto, de continuar a comunicar com eles.

Teste os seus conhecimentos

O utilizador médio do Facebook tem 130 amigos no seu perfil

Faça o nosso teste para ficar a saber em que medida compreende as novas tecnologias. É rápido e fácil e irá ajudá-lo a decidir quais as partes do website que irá visitar.